Os cadastros gratuitos para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do início de 2026 têm prazo até as 23 h 59 min desta quinta-feira (29).
A verificação das oportunidades oferecidas pelas escolas particulares de ensino superior está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na seção do Prouni.
Os interessados podem buscar as vagas desejadas por curso, período, instituição de ensino e cidade de oferta.
O projeto do Ministério da Educação (MEC) disponibiliza bolsas de estudo (completas e parciais) em graduações em instituições de ensino privadas. O público-alvo são cidadãos brasileiros sem diploma de graduação.
Cadastros
Os concorrentes ao processo seletivo necessitam efetuar o registro gratuitamente apenas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na área do Prouni, com login da plataforma Gov.br.
São exigências para a inscrição que o participante tenha concluído o ensino médio; participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou de 2025; obtido, pelo menos, 450 pontos na média dos cinco testes do exame; e não ter zerado a avaliação de redação. A seleção preliminar ao Prouni levará em conta a melhor média de pontuações do concorrente em uma das duas edições do Enem.
No caso das bolsas completas, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não ultrapasse o montante de 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos. Em 2026, um salário mínimo equivale a R$ 1.621.
Confira o cronograma completo do Prouni 2026/1:


O Prouni reserva bolsas para indivíduos com deficiência e aos que se autodeclaram indígenas, pardos ou negros. Ao se inscrever, o concorrente terá a possibilidade de optar por concorrer a bolsas destinadas à implementação de políticas afirmativas, desde que cumpra os requisitos legais.
Bolsas disponíveis
Nesta edição do Prouni (1º/2026) serão ofertadas 594.519 bolsas, representando a mais ampla oferta da história do Prouni, sendo 274.819 bolsas completas (de 100%) e 319.700 bolsas parciais (de 50%).
Do total de vagas disponíveis, quando considerada a modalidade de cursos, 393,1 mil das bolsas são para cursos a distância e 16.408 para a modalidade semipresencial. As demais (184.992) bolsas são para cursos presenciais.
Em relação ao tipo de graduação, as bolsas estão distribuídas em 328.175 são bolsas para bacharelado, 253.597 são para cursos tecnológicos e 12.747 para licenciaturas.
Os cursos de administração (63.978) e ciências contábeis (41.864) representam o maior número de bolsas oferecidas pelas faculdades particulares.
Resultados
Conforme o edital, ocorrem duas convocações dos participantes pré-selecionados. O resultado da primeira chamada do Prouni 1/2026 será publicado em 3 de fevereiro na página eletrônica do processo seletivo. A segunda chamada será publicada em 2 de março.
A divulgação do resultado da primeira chamada será feita na página do Prouni na web.
Para informações sobre os critérios de classificação dos concorrentes, consulte aqui.
Fonte: Agência Brasil

