Os pretendentes devem requerer inserção na relação unicamente através do Portal Único de Entrada ao Ensino Superior, no setor do Sisu.
O Sisu tem como meta democratizar a entrada a instituições públicas de ensino superior (IES) que aderiram ao método seletivo, de todo o país.
A plataforma digital do Sisu agrupa informações sobre vagas em cursos, instituições e cidades onde são ofertadas as vagas.
A averiguação expõe a mais alta classificação do candidato entre as variedades de competição para cada curso e a pontuação de corte, o que o auxilia a decidir sobre a relação de espera.
É viável participar da relação de espera de apenas uma escolha de curso, e é de incumbência do pretendente consultar os canais oficiais da universidade pública ou instituto federal de interesse e cumprir as normas e os prazos indicados em edital.
Chamamento
O chamamento da relação de espera prossegue a disposição de classificação da convocação padrão.
De acordo com o comunicado oficial, o chamamento será realizado diretamente pelas instituições públicas de ensino superior em que o aluno se inscreveu, a partir de 11 de fevereiro.
Sisu
A maioria das instituições participantes do Sisu 2026 é da rede federal de ensino superior, com destaque para universidades e institutos federais.
Pela primeira vez, nesta edição, quem participou de ao menos uma das três últimas versões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conseguiu efetuar inscrição para concorrer a vagas disponibilizadas pelas instituições que aderiram ao processo seletivo.
Fonte: Agência Brasil

