Os alunos que desejam participar da seleção do primeiro semestre de 2026 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem iniciar as inscrições a partir de hoje, 3 de fevereiro. As inscrições são isentas de taxas e devem ser feitas até o dia 6 de fevereiro, somente pela internet, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O interessado pode escolher até três opções de curso e modificar suas preferências até o fim do período de inscrições.
Regulamentado pelo Edital nº 3/2026, a seleção do primeiro semestre irá oferecer 67.301 vagas em 1.421 instituições, entre universidades, faculdades e centros universitários, para 19.834 cursos e turnos. Em 2026, o total de vagas do Fies disponíveis é 112.168. As demais vagas e aquelas que não forem preenchidas nesta edição serão disponibilizadas na edição do segundo semestre. O candidato poderá optar por até três cursos e alterar suas preferências até o fim do prazo de inscrições.
Podem se inscrever aqueles que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2010, que tenham obtido média das notas das cinco provas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a prova de redação. Também é requisito ter uma renda bruta familiar mensal per capita de até três salários mínimos.
Classificação – A classificação na seleção do Fies será feita de acordo com a ordem decrescente das notas alcançadas pelos candidatos no Enem, levando em conta o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. A priorização seguirá a lista abaixo:
- Candidatos que não tenham completado a graduação e não tenham recebido o financiamento estudantil;
- Candidatos que não tenham terminado a graduação, tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
- Candidatos que já tenham finalizado a graduação e não tenham recebido o financiamento estudantil;
- Candidatos que já tenham completado a graduação, tenham recebido o financiamento estudantil e o tenham quitado.
Fies Social – A seleção do Fies reserva 50% das vagas para estudantes cuja renda familiar per capita seja de até meio salário mínimo e que estejam registrados no Cadastro Único (CadÚnico). Os pré-selecionados que atenderem às exigências do Fies Social poderão solicitar o financiamento integral, cobrindo até 100% dos custos educacionais.
Os estudantes pré-selecionados com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, que tenham se inscrito nas vagas do Fies Social, estão dispensados de apresentar comprovações de renda familiar junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), mas devem se apresentar à comissão para validação das demais informações. Se a CPSA detectar, entre as informações fornecidas, alguma discrepância em relação à renda familiar declarada, poderá exigir a entrega de documentação complementar para comprovação.
No caso das vagas destinadas a pessoas com deficiência, independente de terem se inscrito nas vagas do Fies Social ou nas demais vagas do Fies, os candidatos devem comprovar sua condição por meio de laudo médico, que ateste a natureza e o grau da deficiência, com menção ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Resultado – O Fies contará com chamada única e lista de espera. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 19 de fevereiro. O candidato será pré-selecionado em apenas uma de suas opções de curso, turno, local de oferta e instituição de ensino superior listados na inscrição, conforme o tipo de vaga e a modalidade de concorrência. Os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para finalizar sua inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro.
Lista de espera – Aqueles que não forem pré-selecionados na chamada única terão automaticamente seu nome na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, respeitando a ordem de classificação. A pré-seleção ocorrerá de 26 de fevereiro a 10 de abril.
Todas as pessoas que se inscreverem e aqueles que forem pré-selecionados devem estar atentos aos prazos e aos procedimentos indicados no edital para não perderem as chances de preencher as vagas disponíveis nesta edição do Fies.
Confira o cronograma completo do Fies:


Créditos da Imagem: Divulgação/MEC
Fonte: Ministério da Educação

