O Executivo do país recebe, até o dia 20 de fevereiro, propostas para o Edital do Ministério da Saúde número 1/2026, que tem como objetivo identificar colaboradores e soluções tecnológicas inovadoras voltadas para o fortalecimento da mudança digital no Sistema Único de Saúde (SUS). Os planos devem fortalecer as atividades dos programas SUS Digital e Agora Tem Expertise, este último uma das principais estratégias para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde especializados.
Instituições governamentais ou sem fins lucrativos, centros de pesquisa e tecnologia, laboratórios públicos oficiais, empresas e startups de saúde digital podem apresentar propostas. Neste dia de quarta-feira (11), a partir das 18h (fuso horário de Brasília), os ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS) vão realizar uma transmissão ao vivo no canal do YouTube do Datasus, com o intuito de esclarecer questões das instituições de ensino e explicar todos os passos para participar da seleção.
As soluções escolhidas estarão aptas a integrar o Laboratório Inova SUS Digital, espaço interinstitucional criado para promover a colaboração, o progresso tecnológico e a adoção de soluções digitais no sistema de saúde público. A participação não implica a contratação imediata, mas permite a constituição de um banco de propostas elegíveis, que poderá subsidiar tanto futuras parcerias estratégicas quanto aquisições públicas de inovação, de acordo com a avaliação técnica, jurídica e de pertinência do governo federal.
Pré-requisitos – As propostas devem evidenciar competência técnica, experiência comprovada em saúde digital, regularidade jurídica e fiscal, além de comprometimento com valores éticos, de governança, segurança da informação e proteção de dados pessoais, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
As soluções apresentadas devem estar alinhadas a pelo menos um dos seguintes pilares estratégicos:
- Compatibilidade e padrões;
- Atenção ao paciente, serviços online e telessaúde, incluindo atendimento no local;
- Aparelhos médicos e internet das coisas (IoT);
- Envolvimento e capacitação do paciente;
- Medicina personalizada e análise de informações;
- Gestão de dados, incluindo administração na saúde e vigilância em saúde;
- Inteligência artificial aplicada aos outros pilares.
As iniciativas serão analisadas com base em critérios como importância institucional, urgência do problema, escalabilidade, viabilidade técnica e nível de inovação, com pontuação mínima de 60 pontos para ingresso no banco de propostas.
Registro – A entrega das propostas deve ser realizada exclusivamente de forma eletrônica, por meio do envio do Formulário de Submissão e do Termo de Compromisso disponíveis no edital. Toda a documentação requerida deve ser preenchida e assinada, em formato PDF, e enviada para lab.inovasusdigital@saude.gov.br com o assunto: EDITAL DO LABORATÓRIO INOVA SUS DIGITAL – NOME DO PROPOSITOR.
Consulte o calendário da seleção:
- Envio das propostas: 8 de janeiro a 20 de fevereiro de 2026
- Resultado preliminar: 27 de fevereiro de 2026
- Período para recursos: 28 de fevereiro a 6 de março de 2026
- Resultado final: 16 de março de 2026
Departamento de Comunicação Social do MEC, com dados do MS

